Quem lida com pacientes neonatais enfrenta o desafio constante de realizar exames com a menor perda de sangue possível.
Frequentemente, a coleta de sangue pode ser invasiva e resultar em transfusões necessárias, o que aumenta o risco de complicações.
Nesse caso, o i-STAT® da Abbott surge como uma solução eficiente, oferecendo resultados rápidos com apenas 2 a 3 gotas de sangue.
Bebês recém-nascidos prematuros têm mais chances de ter anemia e precisar de transfusão de sangue na UTIN
De acordo com o estudo intitulado “Reduction in Red Blood Cell Transfusions Using a Bedside Analyzer in Extremely Low Birth Weight Infants”, os bebês prematuros internados em UTIN têm uma maior predisposição à anemia em comparação com aqueles que nascem a termo.
Para tratar essa condição, a transfusão de hemácias é frequentemente uma das opções mais recomendadas pelos profissionais de saúde.
Estudos confirmam que 85% dos recém-nascidos, com peso de 880 gramas e idade gestacional de 26 semanas, receberam pelo menos uma transfusão de sangue.
6 principais fatores que aumentam o risco de transfusão de sangue em recém-nascidos
- Aplicação de critérios mais flexíveis para a indicação de transfusões de sangue em recém-nascidos;
- Duração da cirurgia;
- Hemorragia peri-intraventricular;
- Necessidade de ventilação mecânica: a probabilidade de indicação aumenta em 0,59 a cada 10 dias que o bebê está sob ventilação;
- Perda de sangue do paciente devido à flebotomia: para cada 10 mL/kg de sangue perdido, a indicação de transfusão sanguínea aumenta em 0,66;
- Peso ao nascer.
Riscos da transfusão de hemácias indiscriminada para prematuros
Uma das maiores preocupações da transfusão de sangue em recém-nascidos é a exposição a infecções. Isso pode prolongar o tempo de permanência do paciente pediátrico na UTI/CTI ou, em casos graves, levá-lo ao óbito.
i-STAT®: o melhor aliado para reduzir a perda sanguínea do paciente durante a flebotomia
Bebês internados têm maior probabilidade de desenvolver anemia, porque precisam realizar exames de sangue frequentes para monitorar suas condições, o que pode resultar em perda sanguínea durante a coleta (flebotomia).
Como mencionado anteriormente, essa é uma grande causa de anemias e da necessidade de transfusão de sangue em recém-nascidos internados na UTIN.
Com o uso do i-STAT® da Abbott, vendido aqui na Med Supply, não é necessário retirar grandes quantidades de sangue do paciente. Ele proporciona diagnósticos rápidos e precisos com apenas 2 a 3 gotas, reduzindo significativamente o risco de perda sanguínea. Peça uma demonstração agora mesmo!
Benefícios de usar o i-STAT® da Abbott
1. Redução do volume de sangue coletado:
Como mencionado, com o i-STAT® não é necessário realizar a coleta de grandes volumes de sangue no bebê.
Basta fazer um pequeno furo no calcanhar do paciente para obter a quantidade necessária para o diagnóstico, conservando as veias.
Essa diferença no volume ajuda a reduzir tanto as transfusões de sangue em recém-nascidos quanto as infecções que ele pode sofrer.
2. Resultados em tempo real:
O i-STAT® é um produto “point of care”, ou seja, permite a coleta de sangue diretamente no leito do paciente, sem necessidade de transportar a amostra para outro local.
Por exemplo, se o recém-nascido estiver usando ventiladores mecânicos, é possível realizar os testes de gasometria e obter os resultados em poucos minutos.
Essa facilidade permite ajustes imediatos nos aparelhos, podendo ser feitos entre 6 a 8 vezes ao dia, usando pouca quantidade de sangue.
3. Decisões mais rápidas:
Sem o i-STAT®, a liberação dos resultados pode levar entre 3 e 4 horas. Com o uso desse equipamento da Abbott, o tempo de espera cai para apenas 2 minutos.
Em um ambiente de UTIN, isso torna o cuidado com o paciente muito mais ágil. Outro problema totalmente eliminado é a perda de amostras de sangue mal rotuladas ou a necessidade de nova coleta.
- Leia também: Teste Laboratorial Remoto (TLR): a importância do controle de qualidade e rastreabilidade no procedimento
4. Mais de 20 exames de sangue em um único dispositivo:
O i-STAT® cobre mais de 20 tipos de exames, incluindo:
- Químicos/eletrólitos;
- Hematologia;
- Gases sanguíneos;
- Coagulação;
- Endocrinologia;
- Marcadores cardíacos.
Casos reais de redução da perda de volume de sangue em recém-nascidos durante a flebotomia com o i-STAT®
Um estudo de caso da Abbott, realizado no Hospital Salvalus, em São Paulo, mostrou uma diminuição da perda de volume sanguíneo em recém-nascidos durante a coleta de sangue utilizando o i-STAT®.
No grupo que não usou o i-STAT®, 41,1% dos bebês necessitaram de transfusões, enquanto no grupo que utilizou o sistema, esse número caiu para 19,4%, além de uma redução média de 4 dias na permanência na UTI.
O i-STAT® possibilitou uma redução estimada de cerca de 75% no volume de sangue coletado por bebê para a realização do teste de painel metabólico básico (BMP).
Resultados dos exames de sangue em minutos com o i-STAT®!
Aqui na Med Supply, você encontra o i-STAT®, um dispositivo da Abbott que revoluciona o diagnóstico em UTIs.
Com ele, você realiza mais de 20 tipos de exames diretamente no leito do paciente, garantindo agilidade e precisão, sem a necessidade de grandes coletas de sangue.
Verifique em tempo real Potássio, Hematócrito (Hct), pCO2, PO2, TCO2, entre muitos outros, tudo com um único aparelho.
Não perca tempo, ofereça o melhor cuidado aos seus pacientes. Agende agora mesmo uma apresentação e descubra como o i-STAT® pode transformar a rotina da sua equipe!
Referência
- Madan, A., Kumar, R., Adams, M. M., Benitz, W. E., Geaghan, S. M., & Widness, J. A. “Reduction in Red Blood Cell Transfusions Using a Bedside Analyzer in Extremely Low Birth Weight Infants”.
- Abbott. Informe Técnico: Impacto da Implementação do i-STAT® nas Transfusões de Sangue em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Brasil. São Paulo, Brasil.
- Integris Baptist Medical Center, Abbott. Testes no Point-Of-Care à Beira do Leito na UTIN: Enfrentando os Desafios Únicos da UTIN com Testes à Beira do Leito.
Imagem de capa: Freepik/rawpixel.com